Município oferece treinamento esportivo para crianças e adolescentes

Através do Departamento de Esportes, a Prefeitura do Município de Mandaguari está convidando crianças e adolescentes para que façam parte do centro de treinamento, que terá atividades em diversas modalidades. Este projeto faz parte do conjunto de ações previstas para este ano para a área esportiva do município.

         Segundo o diretor de esportes, Rodrigo Simões, “o treinamento é gratuito e tem como objetivo principal dar opções para crianças e adolescentes praticarem uma modalidade esportiva e se afastar do mundo das drogas e da ociosidade foram do horário escolar”.

         Serão oferecidos treinamentos gratuitamente nas seguintes modali8dades: voleibol, futsal, badminton, basquetebol, xadrez, dança, tênis de mesa, atletismo, handebol e futebol de campo.

BADMINTON

         O badminton é a grande novidade entre as modalidades oferecidas. Além de baixo custo e de poder utilizar espaços em quadras esportivas, o esporte vem crescendo no Brasil nos últimos anos.

         De acordo com o site oficial da Confederação Brasileira de Badminton, o esporte nasceu na Índia com o nome de Poona. Oficiais ingleses a serviço neste país gostaram do jogo e levaram-no para a Europa.

         O “poona” passou a se chamar Badminton quando, na década de 1870, uma nova versão do esporte foi jogada na propriedade de Badminton, pertencente ao Duque de Beaufort’s, em Gloucestershire, Inglaterra.

         Em 1934 foi fundada a Federação Internacional de Badminton (IBF), com nove membros: Canadá, Dinamarca, Escócia, França, Holanda, Inglaterra, Nova Zelândia e País de Gales. Sua sede se situa, logicamente, em Gloucestershire.

         Nos anos seguintes mais países se tornaram membros, especialmente após a estreia do esporte nas olimpíadas de Barcelona, em 1992. Hoje em dia, existem 130 países membros da IBF, e o número tende a crescer.

         Existem, na atualidade, seis torneios principais promovidos pela IBF: Thomas Cup (campeonato mundial masculino de equipes), Uber Cup (campeonato mundial feminino de equipes), Sudirman Cup (equipes mistas), World Championship, World Juniors e World Grand Prix Finals.

         Em 1995 o Badminton foi incluído nos XII Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata, Argentina, e foi jogado novamente, em 1999, nos XIII Jogos Pan-Americanos em Winnipeg, Canadá. Depois disso, a modalidade se firmou no evento sendo esporte que conta medalhas até hoje. Inclusive, em 2007 nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro o Brasil conquistou sua primeira medalha na competição. O feito histórico para o Badminton brasileiro foi conseguido pelos atletas Guilherme Kumasaka e Guilherme Pardo que conquistaram medalha de bronze na categoria de dupla masculina.

SERVIÇO

         Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas através do telefone (44) 3233-3252.

Os comentários estão fechados.