Cocari promove II Encontro Tecnológico de Sementes em Cristalina

A Cocari reuniu produtores de Cristalina, na noite do dia 3 de fevereiro, no II Encontro Tecnológico de Sementes, promovido com apoio da Embrapa e das empresas Adama, Macro Seed e Tec Agro. O evento superou as expectativas de público. Estavam sendo aguardadas 200 pessoas e na ocasião cerca de 300 produtores prestigiaram o encontro, sendo uma excelente oportunidade para adquirirem conhecimentos sobre a produção de sementes com qualidade.

O palestrante da noite foi o renomado PhD e pesquisador da Embrapa Soja, Dr. José de Barros França Neto, que discorreu sobre os efeitos do vigor da semente sobre a produtividade da soja. Conforme ressaltou Dr. França Neto, o sucesso da lavoura depende da qualidade das sementes. O pesquisador transmitiu aos produtores orientações que determinam a qualidade na produção. “O objetivo deve ser aprimorar o vigor e a germinação das sementes a cada ano. A qualidade da produção começa com o cooperado porque na Unidade de Beneficiamento de Sementes [UBS], a cooperativa vai conseguir preservar essa qualidade, que já deve vir com uma matéria-prima boa do campo”, salientou.

Dr. França Neto falou sobre a área da Cocari, frisando que Cristalina está em uma região privilegiada, com altitude favorável à produção de sementes. “Produzir semente requer bastante técnica, mas o essencial para se obter qualidade é o amor, amor à semente, amor à agricultura, porque tudo começa na semente”, enfatizou o pesquisador da Embrapa.

Segundo Ronaldo Lopes Catarino, gerente da Cocari Divisão Cerrado, o objetivo com a realização deste encontro foi alcançado. “Contamos com apoio das equipes da UBS e unidades da cooperativa e o evento superou nossas expectativas, com grande participação dos produtores e uma troca de conhecimentos. Ao gerar melhor resultado para o produtor, consequentemente, a cooperativa cresce, e tratar sobre a qualidade da semente, com todo esse suporte técnico, é o primeiro passo para isso”, disse.

Sobre a Cocari

Com sede em Mandaguari-PR, a Cocari – Cooperativa Agropecuária e Industrial foi fundada em 7 de fevereiro de 1962. Atualmente, conta com cerca de 7.000 cooperados e mais de 1.200 colaboradores. Atua em mais de 20 municípios no Paraná e em sete da Divisão Cerrado, sendo: Campo Alegre de Goiás-GO, Catalão-GO (e distrito de Santo Antônio do Rio Verde), Cristalina-GO, Guarda-Mor-MG, Ipameri-GO, São João D’Aliança-GO e Silvânia-GO.

 

 

Os comentários estão fechados.